top of page

Como Acabar com Cecê nas Axilas

Use nossas dicas para evitar o suor excessivo e manter a sensação de frescor o dia todo!


como acabar com cecê nas axilas

O suor é composto principalmente de água, mas também contém sódio, cloreto, potássio, cálcio e magnésio, além de subprodutos biológicos como ácido lático e ureia. O objetivo do suor é resfriar o corpo e regular a temperatura interna. Quando o corpo fica superaquecido, como durante um exercício ou quando você está ao ar livre em um dia quente e úmido, ele produz suor como um mecanismo de resfriamento.


A transpiração é totalmente normal, mas pode atrapalhar certas situações sociais. Se você se sente constrangido ou desconfortável por causa do suor excessivo, use nossas dicas para controlar o suor para que possa ficar confiante!


O Que é Suor Excessivo?


O suor excessivo pode ser frustrante e constrangedor! Cada pessoa é única, portanto, a transpiração excessiva pode ser causada por alguns fatores diferentes. Aqui estão alguns dos principais motivos pelos quais você pode estar sofrendo de suor excessivo:

  1. Genética

  2. Estresse e momentos estressantes

  3. Exercícios físicos

  4. Clima quente ou úmido

  5. Hiperidrose ou outras condições médicas

Como Parar de Suar


Seu corpo produz suor para resfriá-lo e diminuir sua temperatura interna. Suar é normal (e necessário!), mas, às vezes, você gostaria de parar de suar e de sentir o cecê que pode surgir.


Ao evitar a transpiração excessiva, é fundamental identificar o motivo pelo qual você está suando. Você se exercita muito? Você transpira durante apresentações ou eventos estressantes? Depois de identificar a causa do suor, você pode trabalhar para evitá-lo fazendo ajustes na sua dieta, no nível de atividade e nas opções de desodorante! Continue lendo para conhecer nossas principais dicas para controlar e reduzir o suor, para que você possa se sentir fresquinho e seco o dia todo.


1. Aplique antitranspirante em suas axilas

A maneira mais fácil de controlar o suor nas axilas é aplicar um antitranspirante. Os antitranspirantes funcionam obstruindo temporariamente as glândulas sudoríparas para reduzir o suor ao longo do dia. Os antitranspirantes são diferentes dos desodorantes, pois sua principal função é evitar o suor.


Se sua principal preocupação for a transpiração excessiva, aplique um antitranspirante nas axilas para evitar manchas de suor e reduzir a transpiração. Para que o antitranspirante seja mais eficaz, recomendamos aplicá-lo na pele limpa e seca. Surpreendentemente, o melhor horário para aplicar o antitranspirante é à noite. Dessa forma, a fórmula tem tempo de ser absorvida pela pele e ajuda a impedir o suor no dia seguinte.


2. Use tecidos respiráveis

O uso de roupas grossas pode causar superaquecimento do corpo, o que pode levar à transpiração excessiva. Ajude a controlar o suor usando tecidos leves e respiráveis. Esses tipos de roupas mantêm seu corpo fresco, oferecendo melhor ventilação e expelindo o excesso de calor da superfície da pele.


Se você passa muito tempo sob o sol, a cor da roupa pode influenciar a quantidade de suor que você transpira. Roupas escuras absorvem mais calor. Se perceber que está suando muito quando está fora de casa, troque por roupas de cores mais claras. As cores mais claras, como o branco, refletem a luz do sol e não esquentam tanto.


3. Mantenha seu corpo fresco e confortável

Manter-se calmo mental e fisicamente pode ajudar a evitar a transpiração excessiva. Se estiver se sentindo estressado ou nervoso, seu corpo pode reagir produzindo suor. Atividades adicionais, como exercícios ou passar tempo ao ar livre em clima quente, podem fazer seu corpo suar. Em ambos os casos, seu corpo está tentando resfriar o sistema por meio da transpiração.


Ao saber como seu corpo reage a diferentes cenários e atividades, você pode aprender as melhores maneiras de controlar o suor. Se você transpira excessivamente, talvez queira levar um conjunto extra de roupas, desodorante antitranspirante e lenços umedecidos para emergências inesperadas de suor. Além disso, mantenha seu corpo fresco bebendo muita água para se manter hidratado.


4. Mantenha-se hidratado

A hidratação não é importante apenas para manter seu corpo funcionando sem problemas e de forma saudável em geral, mas também pode resfriá-lo para evitar a transpiração excessiva. Certifique-se de beber bastante água todos os dias e mantenha seu corpo fresco.


5. Evite alimentos apimentados e cafeína

Tente evitar comer alimentos apimentados se não quiser suar nesse momento. O calor dos alimentos apimentados geralmente é combatido com a tentativa do corpo de se resfriar, o que ocorre por meio do suor.


O mesmo vale para bebidas tradicionalmente quentes, como café ou chá, que podem aumentar a temperatura corporal e levar a mais suor quando o corpo tenta se resfriar. A cafeína também não é boa para a transpiração excessiva, pois estimula as glândulas suprarrenais e faz com que partes do corpo (como as axilas) transpirem.


O que é hiperidrose?


A hiperidrose é uma condição médica na qual os pacientes apresentam sudorese excessiva. É raro, mas seu médico pode fazer exames para verificar se você tem essa condição. Os pacientes com hiperidrose podem suar enquanto dormem ou durante outras atividades que não induzem ao suor. Esse tipo de suor excessivo é causado porque as glândulas sudoríparas não se desligam. Se você tiver hiperidrose, poderá notar suor excessivo nas mãos, nas axilas ou no rosto, mesmo que não esteja se exercitando ou que não esteja muito quente.


Quando Falar com um Médico sobre Suor Excessivo


Lembre-se de que a transpiração é completamente normal e todo mundo transpira! Porém, se você sentir que transpira demais ou se, de repente, estiver suando mais do que o normal, fale com seu médico. A transpiração excessiva pode ser um sintoma de determinadas doenças, portanto, seu médico pode determinar se a intervenção médica é adequada para você. Por exemplo, pacientes com hiperidrose tendem a apresentar suor excessivo mesmo que não estejam se exercitando ou passando tempo em clima quente.


Dependendo da sua situação e da gravidade da transpiração, alguns tratamentos médicos em potencial para a transpiração excessiva causada pela hiperidrose são:

  • Antitranspirante com prescrição médica, que é uma fórmula mais forte do que o antitranspirante comum.

  • Medicamentos orais que bloqueiam as substâncias químicas que estimulam os nervos responsáveis por causar a transpiração.

  • Injeções de Botox que bloqueiam os nervos que causam a transpiração por um período temporário (geralmente de 6 a 12 meses).

  • Cirurgia para combater a transpiração excessiva, como o corte dos nervos que ativam as glândulas sudoríparas ou a sucção das glândulas sudoríparas.

Entretanto, muitos desses tratamentos podem ter efeitos colaterais indesejáveis e riscos, portanto, consulte seu médico antes.

bottom of page